segunda-feira, 5 de março de 2012

Quando bate o desanimo



O tênis é o esporte que mais depende do mental de todos. Numa partida, a técnica e talento são até importantes, mas se não tiver uma cabeça boa e um bom plano tático, se perde na partida e perde o jogo pra alguém pior.

O que mais irrita um jogador é o erro por medo num ponto importante, jogando com um BP contra, saca com medo o segundo saque e.. Dupla falta. E tome raquete no chão. Ou quando a bola ta na sua mão pra matar o ponto, ou pra simplesmente trocar bola e vem o medo de bater nela e um erro não forçado idiota. Mais raiva pra administrar numa partida, até a hora que fica insuportável e quem paga é a raquete.



A partir de uma sucessão de erros, do desgaste mental, raiva e confusão, alguns tenistas simplesmente '’cansam'' de jogar. a cobrança do técnico, ou da família pode contribuir nessa desistência de alguns.

Todo tenista (amador, profissional, peladeiro...) tem uma época que começa a encher o saco de jogar tênis, seja por excesso de treino, derrotas ridículas, problemas pessoais, ou até mesmo uma simples falta de vontade pra jogar mesmo.

Você pode estar jogando seu melhor tênis em uma semana, acertando tudo o que tenta, mas do nada você para de jogar bem e só faz m* dentro de quadra, joga irritado, seu golpe de confiança não entra, fica com medo de bater, erra bolas simples.. Você pode fazer tudo certo, todo o movimento certo, joga o ponto da melhor maneira possível, mas no final vai acabar dando merda no ponto ou no game.

O que fazer nessa situação? Muitos insistem em treinar até voltar a jogar bem, mas pra mim isso só piora, nessas horas é melhor dar uma parada de uns 5 dias, relaxar, passar o tempo todo sem nem olhar pra sua raquete, ai quando você ver um jogo bom, a vontade de voltar a jogar aparece e do nada também, você consegue jogar bem de novo.

O primeiro passo pra voltar a jogar bem é perceber o que esta tirando sua motivação e vontade de jogar ou simplesmente esperar que o tempo te mostre o momento certo de voltar, quando de repende você olha uma partida e pensa: amanhã PRECISO jogar tênis, 
pois este é um esporte que se você não estiver motivado nunca chegara a lugar nenhum.

Uma boa cabeça muitas vezes pode ajudá-lo a vencer tenistas superiores tanto tecnicamente como fisicamente vemos o exemplo de Rafael Nadal que é considerado por muitos um tenista de técnica limitada, porem de uma cabeça e um preparo físico de se ter inveja e com isso foi numero 1 do mundo e ganhou tudo que disputou, sendo que temos exemplos de jogadores que tem uma técnica extraordinária porem uma cabeça muito fraca e com isso nunca conseguiu chegar ao Maximo de sua capacidade.

Então lembre-se: ‘‘A diferença entre o possível e o impossível está na sua vontade’’


Por Marcelo chaar (@m_chaar), Com participações de Igor Belineli (@igorbelineli) e Bruno Gonçalves (@brunofederer)

2 comentários:

  1. Concordo, belo texto, as vezes é foda quando desanima de treinar e bate o medo nos torneios quando vai sacar com break point e aquela segurada na mão manda a bola na rede

    ResponderExcluir
  2. Não jogo campeonato e só pratico por brincadeira, e até hoje nunca tive vontade de faltar numa aula sequer =D

    mas entendo bem isso, tanto que faço tenis pq sei que não vou enjoar, pq se eu começar a fazer qlqr coisa, sabendo que eu posso largar por desanimo, nem faço =)

    o negócio é esperar, pq tudo que é feito por obrigação perde a graça!!

    ResponderExcluir